O Escolhido

Inside Photo Caption: Além do brasileiro Bira, a classe de 2010 do Hall da Fama terá grandes nomes do basquete mundial como Karl Malone e Scottie Pippen.
NBAE/Getty Images





No dia 13 de agosto deste ano, mais um brasileiro entrará, oficialmente, para a história do basquete mundial. Após o pioneirismo da “Rainha” Hortência, em 2005, outro ídolo nacional foi escolhido para fazer parte do seleto grupo de jogadores do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame: o pivô Ubiratan Pereira Maciel, o “Bira”.

Nascido no dia 18 de janeiro de 1944, Bira foi um dos maiores pivôs que o Brasil já teve. Conhecido como o “Rei” e “Cavalo de Aço”, o ex-jogador coletou diversos títulos em mais de 20 anos de carreira. Com a Seleção Brasileira, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de 1963 (Brasil), a prata no Mundial de 1970 (Iugoslávia) e o bronze nos Jogos Olímpicos de 1964 (Tóquio), além de cinco títulos Sul-Americanos. Pelos clubes que defendeu, como o Sírio, o Corinthians, o Palmeiras e, principalmente, o Tênis Clube de São José, foi pentacampeão da Taça Brasil e venceu 11 títulos do Campeonato Paulista.

Bira entrará no Hall da Fama juntamente com um grupo fantástico de lendas do basquete. A classe de 2010 será formada por Karl Malone, Scottie Pippen e uma das maiores jogadoras da história do basquete feminino, Cynthia Cooper. Além deles, serão homenageados Jerry Buss (dono do Los Angeles Lakers), Dennis Johnson (ex-jogador do Boston Celtics), Gus Johnson (ex-Baltimore Bullets) e Bob Hurley Sr. (técnico do colégio St. Anthony vencedor de 25 títulos estaduais e três nacionais).

Outra homenagem que será prestada no dia 13 de agosto será a duas seleções olímpicas dos Estados Unidos. A primeira foi vencedora da Olimpíada de 1960, em Roma, e contou com futuros ídolos da NBA como Jerry West, Oscar Robertson e Jerry Lucas. E a outra ficou conhecida como o Dream Team (time dos sonhos, em inglês), ouro nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, e continha no elenco Michael Jordan, Magic Jonhson, Larry Bird, Charles Barkley, Patrick Ewing, entre outros.

Data histórica para o basquete mundial e, principalmente, para o Brasil, que estará muito bem representado pelo eterno Ubiratan.

Fonte : Nba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário